O setor de varejo está cada vez mais tech e promete experiências disruptivas para os consumidores. Segundo levantamento da StartSe, a movimentação vai ao encontro da mudança de comportamento do público, que busca, cada vez mais, experiências omnichannel, facilidades na forma de pagamento e entregas rápidas.
Conheça as seis tendências tech para ficar de olho.
- Open banking e checkout inteligente
Essas inovações prometem trazer agilidade no pagamento online e aumenta a conversão de vendas. Funciona assim: você entra na loja virtual, escolhe a opção “pagar com open banking” e seleciona a instituição bancária.
“Está sendo o fim do cartão de débito no online. Isso já está acontecendo só pelo fato de existir o PIX. O boleto é uma coisa que existe, as pessoas ainda usam, no entanto, acredito que está chegando o dia do boleto não ser mais usado”, avalia Nic Marcondes, partner na Quanto.
- Redes sociais
As redes sociais são ótimas aliadas para unir marca e consumidor ? e essa relação deve continuar em 2022. “O Brasil é o país que tem o maior volume de pessoas que compram porque são influenciados por criadores de conteúdo, conta o Julio Vasconcellos, sócio na Atlantico VC.
- M.Commerce
O comércio eletrônico móvel vem ganhando força no varejo online. “É importante que você crie uma experiência online voltada também para o m-commerce”, diz Guilherme Pedroso, Country Manager Brasil na Nuvemshop.
- Live commerce
Também é chamada de live stream shopping e shop streaming. Nesta modalidade, as vendas são feitas por meio de transmissão ao vivo pela internet. Os usuários perguntam em tempo real sobre as especificações do produto diretamente ao vendedor.
- ESG
O Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em tradução) vem se tornando um ponto de grande atenção no varejo. As entregas feitas por modais benéficos ao meio ambiente, mais rápidas, economia circular e produtos feitos com matéria-prima sustentável, devem ganhar espaço.
“Inúmeros estudos indicam que empresas com fortes atributos de sustentabilidade levam a uma performance superior ao longo do tempo”, explica Marina Cançado, sócia da XP Inc. e head de sustainable wealth na XP Private.
- Metaverso
O metaverso (universo digital que as pessoas interagem como se estivessem pessoalmente) começa a dar os primeiros passos no varejo.